13ª Semana do Bebê

Divulgando!!

O evento acontece anualmente em Canela e em 2009 foi criada uma lei municipal que institui a Semana do Bebê em Canela  na segunda semana do mês de maio.

"A cidade, através do Governo Municipal, com apoio do UNICEF, ULBRA, UCS, Câmara de Vereadores, Lions Club de Canela, Rotary Club de Canela, ACM, COMDICA, Conselho Tutelar, profissionais das Áreas de Educação, Saúde e Assistência Social e comunidade em geral, sabendo da necessidade de orientação e sensibilização da população com relação aos cuidados com os bebês, desde a gestação até a adolescência, propõe um evento que trata de todas as questões envolvidas na temática de cuidar com responsabilidade e carinho dos bebês e respeitar sua infância, a fim de que sejam adultos felizes para ajudar a construir uma comunidade harmônica onde prevaleça a dignidade e a paz."

Durante uma semana há uma programação intensa na cidade e totalmente gratuita. Com vistas a informar e incentivar a valorização da boa saúde dos bebês. 

Atividades
*Bebê Prefeito
O primeiro bebê que nascer de parto normal ou cesariana não programada, a partir das 0h do domingo de Dia das Mães, no Hospital de Caridade de Canela, será apadrinhado por um Vereador, receberá o título de "Bebê Prefeito 2012" e a chave da cidade de Canela.
*Missa, Benção Ecumênica e Solenidade de Abertura com Apresentação de Coral Infantil
*Encontros nos bairros e nas escolas
Ao longo da semana ocorrem atividades nas Unidades de Saúde e Centros Comunitários dos bairros. Nas escolas são realizados encontros de adolescentes com estudantes de medicina e de enfermagem para conversarem sobre sexualidade e gravidez.
*Palestras e Oficinas nas Áreas de Educação, Cidadania e Saúde
As oficinas são realizadas por professores e alunos das faculdades de Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Pedagogia, Educação Física, Serviço Social e Fonoaudiologia da ULBRA. Os temas abordados são aqueles solicitados pelos profissionais da saúde e educação, buscando atender as necessidades e anseios da comunidade em relação ao desenvolvimento dos seus bebês.
*Seminário Internacional
Discute e trabalha temas na Área da Saúde, Educação e Cidadania envolvendo o tema principal de cada semana. Profissionais locais, nacionais e internacionais destas Áreas são convidados a palestrar em conferências, simpósios e mesas redondas, trazendo seu conhecimento científico bem como suas experiências. Também são apresentados trabalhos de pesquisa sob a forma de pôsteres.
*Noite com o Lions
*Noite com o Rotary
*Noite de Ninar
*Filme Tema
Exibição de um filme nas escolas, para alunos e professores, com o objetivo de gerar uma discussão sobre um assunto relacionado ao tema do evento.
*Concurso de redação
Concurso de redação nas escolas municipais, inspiradas no tema do evento. Os vencedores deste concurso serão premiados durante a noite com o Rotary e serão agraciados com o "Troféu Bebezito".
*Concurso de vitrines
Mobilização realizada pelo Lions Club de Canela para a decoração das vitrines de estabelecimentos comerciais interessados em participar. O tema é voltado para as mães e os bebês, com decoração livre. As vencedoras com a melhor decoração, baseada na originalidade e arte, serão agraciadas com o "Troféu Bebezito" e serão anunciados na Noite com o Lions.
*Praça da Família
Programação especial durante três dias na Praça João Corrêa, com entrada franca em todas as atrações, dando oportunidade á todas as crianças de um dia de lazer em família. Atividades realizadas:
- Decoração alusiva às crianças
- Espaço Brincar
- Bebeteca
- Brinquedos infláveis
- Piscina de bolinhas
- Camas elásticas
- Brincadeiras com animador
- Pernas de pau
- Inscrições para Passeata dos Bebês
- Distribuição de balões
- Brincadeiras com palhaços
- Pintura facial
- Apresentações culturais
- Artesanato na Praça
*Passeata dos Bebês
Desfile de pais e bebês, com acompanhamento da Banda da Edcuação Infantil de Canela e da Banda da Escola Municipal Severino Travi, escolas, bonecos e pernas de pau, com saída da Praça João Corrêa e chegada na Catedral de Pedra, onde acontece a Benção Ecumênica.

Todo ano há uma participação especial de algum artista na passeata. A deste ano ainda não foi divulgada.

Mais informações no site 13ª Semana do Bebê. Lá você também já pode conferir a foto do bebê prefeito desse ano *-*.

Bejubeju =*

Comentários

  1. Nossa, nunca tinha ouvido falar em semana do bebê. Deve ser uma coisa muuuito fofa! Adorei essa de bebê prefeito.
    Obrigada pela visita

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lua!!
      Eu moro aqui a cinco anos e ainda não tinha noção de como é importante. Hoje tive a oportunidade de assistir uma palestra incrível!
      Ah, o bebê prefeito desse ano é muito fofo! *-*
      Bjs

      Excluir
  2. Oi flor, tudo bom?

    Andei lendo seu blog e achei interessante. gostaria de saber se você está interessada numa parceria. Se estiver deixo aqui o contato de email: blog@brandsclub.com.br.

    Aguardo sua resposta e parabens pelo blog

    bjo,

    Patricia

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKKKKK
    Naty, eu achei que vc estivesse grávida de 13 semanas!!!!!!!!

    Tô rindo até agora...

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahaha!
      Ainda não Paty. Quem sabe um dia, hehehe!
      Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Oi! Obrigada pelo comentário! Ele será respondido aqui mesmo, tá?!
Volte sempre ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Tag, sim. Porque eu ando com saudades de blogar *-*

Sabedoria