Papai Noel, Pai Natal ou Santa Claus

Nessa época Gramado e Canela se tornam lugares mágicos! Para onde se olha tem Papais Noéis, renas, pinheirinhos decorados... tanta coisa linda! Hoje vendo uma campanha publicitária simpatizei tanto com o bom velhinho que resolvi xeretar a vida dele. Assim como se vê vários “modelos” diferentes existem também várias versões para a origem desse simpático personagem e vou tentar resumir o que descobri sobre o “homem do saco” mais querido desse mundo, hehehehe!

Conta-se que Papai Noel foi inspirado em um arcebispo que viveu na Turquia, no século IV, que costumava ajudar as famílias pobres deixando saquinhos com moedas próximo as chaminés das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres foram atribuídos a ele. A associação do seu nome ao Natal aconteceu na Alemanha e logo depois se espalhou pelo mundo todo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.


Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.


Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.



Há mais versões também para a tradição de o bom velhinho entrar pela chaminé, mas acredita-se que a explicação mais coerente vem da Finlândia onde os nativos viviam em pequenas tendas cobertas com pele de rena, semelhantes aos iglus, que possuíam como entrada um buraco no telhado.

A quantidade de renas que puxam o trenó também é uma questão curiosa, tudo por causa da rena conhecida como Rudolph. Existe uma lenda que diz que Rudolph teria entrado para equipe de renas titulares por ter um nariz vermelho e brilhante, que ajuda a guiar as outras renas durante as tempestades. E, a partir daquele ano, a quantidade de renas passou a ser nove, diferente dos trenós tradicionais puxados por oito renas.

Até o nome das renas eu descobri: Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen. E em português: Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago.


Nos países do norte da Europa acredita-se que o Papai Noel não vive propriamente no Pólo Norte, mas sim na Lapônia, mais propriamente na cidade de Rovaniemi, onde de fato existe o "escritório do Papai Noel". Bem como o parque conhecido como "Santa Park", que se tornou uma atração turística do local. Criou-se inclusive um endereço oficial como a residência do Papai Noel:

Santa Claus
FIN-96930 Arctic Circle
Rovaniemi - Finlândia
http://www.santaclausoffice.fi/ (Site em finlandês sem a opção do português =P)

Em função disso, a região de Penedo, distrito de Itatiaia, no Rio de Janeiro, que é uma colônia finlandesa, se auto-declarou como a "residência de verão" do Papai Noel. Há ainda, na cidade de Gramado-RS, a Aldeia do Papai Noel.

E olha só que legal: No Brasil
, os Correios oficialmente recebem cartas endereçadas ao Papai Noel desde 2001. As mensagens são enviadas aos funcionários do Correios, mas todos os brasileiros podem se voluntariar como um Papai Noel é só ir até a agência mais próxima e “adotar” uma cartinha! Você pode escolher a que quiser, selecionar de acordo com a historinha contada pela criança ou com o valor financeiro do presente.

Os correios dos países escandinavos
também têm programas parecidos, mas preparados para correspondências de todo o planeta, uma vez que a Lapônia é terra dada como sendo oficialmente da origem do Papai Noel. Na Finlândia inclusive, todas as cartas dirigidas a Papai Noel ou Santa Claus e com endereço Lapônia ou Pólo Norte são direcionadas para a agência em Rovaniemi (capital da província laponesa), e segundo a própria agência, o endereço correto é: Santa Claus, 96930, Círculo Polar, Finlândia. As cartas recebidas com remetente recebem uma resposta em oito idiomas diferentes.

Por hoje é isso ;)

Ainda vai ter mais coisinhas sobre o Natal por aqui!!

Bejubeju =*

Imagens da web. Informações históricas: Wikipédia e Sua Pesquisa

Comentários

  1. Oi Naty

    Bacana a história do bom velhinho. O marketing que mais deu certo na face da terra.

    Um beijo e boa semana pra você

    ResponderExcluir
  2. Natal é uma época muito legal, né? tudo enfeitado, família reunida e tudo mais. Adoro! Bjs. www.descobrindomundos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei o bloguinho! Lindo demais e gostei da foto do papai noel roqueiro!Estou seguindo se puder me segue tbm! Bjus!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi! Obrigada pelo comentário! Ele será respondido aqui mesmo, tá?!
Volte sempre ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Tag, sim. Porque eu ando com saudades de blogar *-*

Sabedoria