Planejando 2012

Aê!!
Ano novo chegando e as listinhas começam a serem escritas. Planos e desejos para os próximos 365 dias. 
No ano passado não fiz nada disso. Não teve listas nem de presentes no natal muito menos de projetos para 2011. Pois não é que me surpreendi?! O ano que está indo embora foi fantástico!! Cheio de surpresas e acontecimentos maravilhosos que eu não poderia ter sonhado. Por isso ainda não sei se vou fazer alguma lista esse ano, mas projetos existem sim.
Para quem tem esse hábito, que considero muito bom e funciona direitinho com pessoas que tem força de vontade ( o que não faz muito o meu tipo...), segue uma matéria bem interessante que achei lá no site Bolsa de Mulher: 


"... não há um período específico do ano para se iniciar um planejamento. “A grande pergunta, considerada o pontapé deste procedimento é: ‘o que eu quero?’ As pessoas estão muito acostumadas a dizer o que elas não querem. Então para uma boa traçada de metas é necessário fugir do negativismo e priorizar o que se quer alcançar”, explica Malu Monteiro, coach integrante da Sociedade Brasileira de Coaching que atua na região do ABC, Grande São Paulo.


Definiu o que quer? Então é hora de fazer um cartão de objetivos, que nada mais é do que passar para o papel a meta que você deseja alcançar (aumento de salário, mudança de emprego, um cargo novo...). Segundo Malu, 60% das pessoas que escrevem seus planos no papel têm mais chances de conseguir o que desejam. “É como se o objetivo começasse a se materializar”, explica.


Feito isso verifique se este objetivo é alcançável. Por exemplo: se você deseja mudar de emprego e conquistar uma vaga numa grande empresa de vendas, precisa verificar quais as habilidades necessárias, se você as tem e, se não possui, qual a possibilidade de passar a possuí-las. Depois, verifique se seu objetivo é realizável, ou seja, tente visualizá-lo. “Um objetivo bem trabalhado precisa de tempo. E o tempo que vai levar para alcançá-lo depende de cada pessoa”, ressalta.


Resumindo: o seu plano de ação deve responder às seguintes perguntas: O que eu quero (especificamente)? Como isso vai acontecer? Quanto vai custar? (tempo e dinheiro, porque você pode precisar fazer cursos, contratar um coach e ou ter disponibilidade para mandar currículos, pesquisar...) Quando vai acontecer? (coloque dia, mês e ano) Quem vai responsável pela tarefa?


Pronto, agora é caminhar e batalhar pelo sonho. Se for necessário fazer cursos de atualização, já procure uma boa escola. Quer comprar um bem? Então pesquise o valor e comece a poupar. “Coloque sua carta de objetivos sempre à vista. Inclua matérias de jornal, fotos, enfim, o que for necessário para manter sua motivação”, sugere Malu. Aproveite também para comentar seu planejamento com pessoas de confiança. Fique de olho no mercado e busque informações para aprimorar seu plano de ação.


Malu lembra que quando estamos próximos do fim do ano as pessoas percebem que muito tempo se passou e então começam a avaliar suas realizações. Fazem promessas de que o próximo ano vai ser melhor e correm contra o tempo. Entretanto, a coach ressalta que quem faz essa reflexão a qualquer época olha de maneira diferente para o fim do ano.


“Esses indivíduos dão continuidade às metas alcançadas em 2011, provando que não ficaram paradas, pensando no que fazer quando o outro ano começar. Elas correram atrás, caminharam em busca de seus objetivos”"

E ai? Caneta e papel na mão já?!

Bejubeju =*

Comentários

  1. Obrigada por visitar o meu cantinho,gostei muito do seu e estou lhe seguindo para acompanhar as novidades.Eu já fiz muita listinha quando era mais nova e no decorrer do ano ia esquecendo e nunca conseguia tudo o que desejava rs.Bjs
    http://unhaterapia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que não vou fazer listinha esse ano não!!
    Mas adorei seu post..

    Um beijo,
    http://suavemalicia.blogspot.com/

    Twitter: @suave_malicia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi! Obrigada pelo comentário! Ele será respondido aqui mesmo, tá?!
Volte sempre ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Tag, sim. Porque eu ando com saudades de blogar *-*

Sabedoria