DIY 2014 - Técnica do mês

As técnicas de cada mês foram decididas através de votação do grupo e depois sorteio para acertar a ordem. A sorteada de janeiro foi: Colagem.
Achei bem bom já que o mês já estava na metade e a técnica não tem muito mistério (na teoria, né?).

Colagem é a composição feita a partir do uso de materiais de diversas texturas, ou não, sobrepostas ou colocadas lado a lado, criando uma imagem.
É uma técnica bastante criativa e divertida que ficou conhecida a partir do início século XX quando Picasso e Braque tiveram a ideia de misturar coisas reais com as que estavam pintadas. Eles colavam rótulos de verdade nas garrafas de vinho pintadas e folhas de jornal verdadeiras para representá-lo numa composição pintada. Depois começaram a recortar e colar, em vez de pintar, usando papéis coloridos para representar as figuras.
Antes disso a técnica era tida como brincadeira de criança.

Existem duas fases para se trabalhar com colagem: Primeiro busca-se o material para realizar o trabalho. Figuras, imagens, etç. A segunda é a fase de composição, onde as figuras são rasgadas ou recortadas e se faz um esboço de como será feita a colagem.


Pode-se misturar os materiais para incrementar, podendo ser usado tecido, papel liso, papel áspero, papelão. Tudo em uma mesma peça. Também existe a chamada fotomontagem que consiste em colar coisas diferentes em lugares/paisagens onde não é normal se ver. Como acontece na imagem abaixo, por exemplo:


Informações, imagem e mais detalhes sobre essa técnica no Point da Arte.

Mais informações sobre o desafio você encontra aqui. E as minhas participações, aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tag, sim. Porque eu ando com saudades de blogar *-*

Os Croods

Papai Noel, Pai Natal ou Santa Claus