"O" Presente da Mamis ou...

... a realização do item nº 46 da listinha!

Depois de muito pensar resolvi que não tinha como customizar o caderno de receitas que a mamis vem usando. Simplesmente pelo fato de ele estar caótico, hehehehe (sorry, mamis!).
Vi um caderno/fichário de uma colega de trabalho e resolvi que faria no mesmo estilo só que mais lindo e delicado (modesta que nossa!). 
Depois de pronto me surpreendi com o resultado. Eu adorei e ela também!!

O que eu usei:
 - 1 fichário bem simples. Encontrei esse numa livraria especializada em material escolar, aqui em Canela. Não lembro o nome, mas coloco aqui assim que souber; 
- Kit com 6 divisórias;
- Cola branca;
- 40cm de tecido (escolhi o verde por que é a cor preferida dela). Ele tem 1m20 de largura e é vendido dobrado. Isso tem um nome correto, mas também não me recordo;
- 4m50 de fita mimosa. Sim, foi tudo isso. De primeira tinha comprado só 1m50 pois não tinha medido. Acabei tendo que voltar na loja e comprei mais 3m para não ter erro. Sobrou um pedaço bem pequeno.
- Manta acrílica fina. Não medi, mas só usei o suficiente para cobrir a parte da frente;
- Pincel largo.
- Tesoura;
- Palavra em madeira e botões para decorar.


Limpei o fichário, por dentro e por fora, com uma esponja úmida com sabão. Ele tinha umas etiquetas que eu arranquei e precisei da esponja para retirar a melequinha de cola que ficou. Depois passei um outro pano limpo e seco para deixar ele prontinho para os próximos passos. 
Com o pincel passei uma camada de cola na capa e coloquei a manta acrílica deixando sobras de cada lado. Depois de seca a cola retirei o excesso da manta com a tesoura.


Medi o tecido deixando uns cinco centímetros a mais de cada lado e recortei. Colei na parte de dentro e fiquei na dúvida de o que fazer naquela parte metálica, dos ganchinhos.


Optei por deixar parte do tecido por cima e dobrei para ficar um acabamento bonitinho.


Na parte que havia ficado aparecendo a cor original do fichário eu colei o tecido com o avesso para fora, pra fazer um detalhe, e colei a fita mimosa para dar o acabamento. 
Comprei umas divisórias de material firme e bem coloridas, hehehehe. Procurei com motivos culinários, mas o máximo que encontrei foram essas com maçãs.


Passei uma camada de cola e água na parte de dentro, na tentativa de impermeabilizar. Fiquei com medo de estragar ele por fora passando isso, então não arrisquei e ele tá protegido só na parte de dentro.
Depois foi só decidir a posição da fita na frente (o que foi bem difícil) e colar as coisinhas fofas que eu encontrei lá na Empório da Borges, em Gramado. 
E ele ficou assim:


Esse foi o presente de Natal da mamis e ela ainda ganhou junto um perfurador, hehehehe. 
Agora ela pode reutilizar as folhas do caderno judiado dela. 

Confessa aí: ficou fofo, né?
Amei fazer e ver o resultado!

Item 46 - Realizado!!

Comentários

  1. Naty, vc é uma artista!
    Ficou lindo, eu amei!!!
    Tbm gosto de fazer essas coisinhas de vez em qdo, todas as minhas agendas e cadernos são customizados por mim.
    Parabéns pela habilidade.

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Achei o máximo o capricho que usou para realizar esse trabalho com tanto carinho, Naty! E gostei também da ideia, assim dá para ela reutilizar as folhas do caderno sem precisar passar a limpo, genial!!! Parabéns pela "arte", um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Naty
    conhecendo o blog e já amando esse fichário, posso copiar? eu sou daquelas que tem um monte de receitinhas copiadas pelos cantos da casa, amei seu cantinho, já estou te seguindo e te convidando para uma visita.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Paty!!!
    Foi a minha segunda tentativa de mexer com tecido e adorei muuuuuito!
    Brotam ideias nessa pequena cabecinha aqui, hehehe!

    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Vane!
    A mamis também adorou a ideia. Passar a limpo todas aquelas páginas ia dar trabalho ;).

    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi Silvia!
    Seja bem vinda!!!
    Pode copiar sim, sem problemas!
    Vou te visitar em breve ;)

    BJus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi! Obrigada pelo comentário! Ele será respondido aqui mesmo, tá?!
Volte sempre ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Tag, sim. Porque eu ando com saudades de blogar *-*

Sabedoria